Você sabe o que é a cirurgia de catarata? Como a cirurgia de catarata pode melhorar sua visão? Como funciona a cirurgia de catarata? Como é a recuperação da cirurgia de catarata? Quando é indicada a realização da cirurgia de catarata? Quais são os principais tipos de cirurgia de catarata? Preparamos esse blog post com com o intuito de responder às principais dúvidas dos pacientes sobre a cirurgia de catarata. Acompanhe até o fim!
Conhecida como a principal originadora da cegueira reversível em todo o globo, a doença de catarata é responsável por atingir quase 30% da população brasileira, com idade avançada de 60 anos. Apesar da marca negativa, há um número expressivo de recuperação de pacientes que desenvolveram cegueira originadas pela catarata, com o auxílio da evolução da medicina em conjunto com a aparelhos tecnológicos.
Dentre os principais sintomas relatados pelos pacientes que estão em fase de desenvolvimento da catarata, se destacam a visão turva, a dificuldade de leitura e a ampla exigência pela luminosidade para conseguir enxergar com clareza. Em situações mais avançadas da doença, apesar do auxílio de óculos de grau, aliado com colírios e tratamentos, a única saída indicada é o procedimento cirúrgico da catarata.
Embora a cirurgia da catarata seja um procedimento cirúrgico de baixa complexidade e seguro, a necessidade de atenção redobrada tanto pela equipe médica quanto pelo paciente são essenciais para assegurar que tudo ocorra bem antes, durante e após a cirurgia.
Quer saber mais sobre a cirurgia de catarata? Listamos a seguir os principais tópicos que abordaremos adiante. Dê uma olhada abaixo:
1. O que é Cirurgia de Catarata?
2. Quando a Cirurgia de Catarata é indicada?
3. Como é feita a Cirurgia de Catarata?
4. Quais são os tipos de Cirurgia de Catarata?
5. Qual a diferença da Cirurgia de Catarata a Laser e a Cirurgia de Catarata Convencional?
6. Quais os riscos e cuidados da Cirurgia de Catarata?
Preparado(a)? Vamos lá!
1. O que é Cirurgia de Catarata?
O procedimento cirúrgico conhecido como cirurgia de catarata tem o objetivo de tratar a região da catarata no olho, em que é retirada a parte que está defeituosa e substituída por uma lente sintética. Lembrando que o único tratamento para a catarata é o próprio procedimento cirúrgico.
Para a sua realização, é preciso primeiramente saber que há variados tipos de catarata, com a mais comumente conhecida a catarata de senil, relacionada ao envelhecimento do paciente. Em decorrência de tal fato, a taxa de pessoas com catarata do tipo de senil é muito maior no grupo de pacientes com idade avançada.
Além disso, os pacientes também podem ser diagnosticados com outros tipos de catarata, tais como a congênita, subcapsular, cortical, nuclear, traumática, dentre outras, atingindo a grande parcela da população.
Todavia, não é para todas as situações que a cirurgia de catarata é a indicação médica, como são os casos de catarata em estágio precoce. Por conta disso, é essencial que o paciente realize uma consulta com um profissional especialista em oftalmologia a fim de realizar exames para diagnosticar a situação de maneira assertiva e correta.
2. Quando a Cirurgia de Catarata é indicada?
Em tempos passados, a equipe médica orientava que a realização do procedimento cirúrgico da catarata era indicado apenas para situações graves e em estágios avançados.
Todavia, com o desenvolvimento da medicina em conjunto com a tecnologia e equipamentos de ponta, a cirurgia de catarata pode ser realizada nos casos em que os pacientes sintam que sua visão esteja sendo prejudicada em decorrência da catarata.
Ademais, quanto mais precocemente for o diagnóstico e por consequência o tratamento, melhor e com maiores chances terá o paciente para uma rápida e segura recuperação, com baixos níveis de complicação durante a cirurgia de catarata.
3. Como é feita a Cirurgia de Catarata?
A cirurgia da catarata consiste na retirada do cristalino pela substituição por uma lente intraocular que será responsável por realizar a função anterior do cristalino. Inicialmente, o procedimento padrão da cirurgia de catarata é a aplicação da anestesia.
Todavia, com o desenvolvimento da tecnologia e dos técnicas medicinais, a anestesia utilizada atualmente consiste na aplicação de um colírio anestésico e de uma sedação intravenosa, com o intuito de reduzir os riscos do procedimento cirúrgico e garantir a segurança do paciente.
Prosseguindo, o oftalmologista responsável pelo procedimento irá introduzir a lente que fará a substituição do cristalino pela lente. Nesse estágio, o procedimento é realizado com o auxílio de uma seringa especial e a lente é introduzida por meio de uma micro incisão no globo ocular. De um modo geral, a cirurgia de catarata é um procedimento rápido e de baixa complexidade, levando em média 20 minutos e não causará muito desconforto ao paciente.
4. Quais são os tipos de Cirurgia de Catarata?
Como comentado anteriormente, a cirurgia de catarata pode ser realizada a partir de dois principais métodos, a depender da indicação médica. São elas:
- Facoemulsificação (FACO): Durante este procedimento, é utilizada anestesia local e, com a aplicação de colírio anestésico, o paciente não sente dor durante o procedimento. Nesse procedimento, o cristalino com as manchas opacas é limpo e removido, sendo então substituído por uma lente transparente e dobrável que restaura a visão imediatamente, sem a necessidade de suturas;
- Extração do cristalino extracapsular (EECP): Embora menos utilizada, esta técnica envolve a remoção manual de todo o cristalino, removendo manchas que têm como origem a catarata e substituindo-o. Tal procedimento comumente requer suturas na córnea para fechar a incisão, e o processo de recuperação leva mais tempo que a facoemulsificação (FACO).
5. Qual a diferença da Cirurgia de Catarata a Laser e a Cirurgia de Catarata Convencional?
Em termos práticos a cirurgia de catarata tradicional inicia com a incisão pela córnea do paciente, com o auxílio de um bisturi para poder alcançar a catarata. Em contrapartida, a cirurgia de catarata a laser, conta com o benefício de maior precisão e maior capacidade de assertividade nos cortes.
Em consequência disso, a cirurgia de catarata a laser proporciona maior previsibilidade do resultado pós-operatório, bem como uma rápida recuperação, possibilitando ao paciente voltar para a sua casa a partir de 1 a 3 dias após a realização do procedimento cirúrgico.
6. Quais os riscos e cuidados da Cirurgia de Catarata?
A partir do desenvolvimento dos procedimentos cirúrgicos, bem como dos instrumentos e da tecnologia, os riscos da cirurgia de catarata foram gradualmente sendo diminuídos, tornando o procedimento cirúrgico seguro e sem complicações para os pacientes.
Todavia, alguns sintomas podem aparecer após a realização da cirurgia de catarata, tais como vermelhidão e sensação de farfalhar nos olhos, com duração de no máximo uma semana.
Além disso, em alguns casos, o paciente pode apresentar infecções e inflamações em decorrência do descolamento da retina. Porém, tais sintomas aparecem apenas em situações raras, fazendo com que a cirurgia de catarata seja um procedimento totalmente seguro e livre de complicações.
Buscando por Cirurgia de Catarata em Brasília? A Premium Oftalmologia conta com oftalmologistas especialistas em Cirurgia de Catara. Entre em contato com a Premium e agende sua consulta com um oftalmologista especialista em Brasília.